O QUE É O LOW-CODE?O QUE É O LOW-CODE?
aplicações low-code
O QUE
É TECNOLOGIA
DE LOW-CODE/
NO-CODE
Mergulho profundo sobre o tema
CARACTERÍSTICAS DA PLATAFORMA DE LOW-CODE
FERRAMENTAS DE MODELAÇÃO VISUAL
Criar aplicações usando métodos e modelos visuais é mais rápido do que desenvolver código. Alimentadas com capacidades de modelação visual, as plataformas de low-code utilizam componentes incorporados para representar qualquer informação de uma forma que seja legível por qualquer pessoa – desde utilizadores regulares de negócios sem competências tecnológicas a desenvolvedores profissionais.
FUNCIONALIDADES PRONTAS A USAR
Os principais sistemas de low-code fornecem funcionalidades prontas a usar, o que elimina a necessidade de construir módulos centrais para apps de raiz. Por exemplo, algumas plataformas de low-code incluem módulos para gestão de dados ou módulos para aplicações viradas para o cliente, como gestão de serviços ou gestão de processos de vendas.INTERFACES DE ARRASTAR E LARGAR
Todas as plataformas de low-code possuem capacidades de arrastar e largar. É uma das características mais úteis e importantes que permite um processo de desenvolvimento fácil. Tanto os cidadão desenvolvedores como os desenvolvedores profissionais beneficiam das funcionalidades de arrastar e largar e da conveniência que proporcionam durante a criação de aplicações.REUTILIZAÇÃO
Um dos principais aspetos da funcionalidade “pronto a usar” do desenvolvimento de low-code é o uso de módulos pré-configurados e funcionalidade para apps. Estes módulos têm funções centrais comuns necessárias para várias apps, e podem ser reutilizados para desenvolver diferentes soluções mais rapidamente. É essencial que uma plataforma de low-code permita aos utilizadores reutilizar módulos pré-construídos ou recém-desenvolvidos, plug-ins e aplicações inteiras para desenvolver as aplicações necessárias mais rapidamente.ACESSIBILIDADE MULTI-PLATAFORMA
A compatibilidade com vários dispositivos é uma característica útil das plataformas de LOW-CODE. Além da capacidade de utilizar a plataforma de low-code em qualquer dispositivo capaz de ser executar os principais sistemas operativos, a sua compatibilidade entre plataformas permite que os utilizadores construam apps que também podem ser executadas em todas as plataformas e nos principais dispositivos.SEGURANÇA
Por muito funcional e amigável que seja uma ferramenta de LOW-CODE, se não for segura, não é uma solução suficiente. Certifique-se de que a sua plataforma de desenvolvimento de low-code oferece segurança adequada para proteger as aplicações que está a construir e para a plataforma como um todo antes de a começar a usar.ESCALABILIDADE
Os sistemas de low-code devem ser escaláveis. Deve ser capaz de construir novas apps que possam lidar com um aumento de utilizadores à medida que o seu negócio cresce, sejam vinte ou mil funcionários.REPORTE E MONITORIZAÇÃO
As aplicações desenvolvidas com low-code podem monitorizar fluxos de trabalho e processos para acompanhar a sua eficácia. Também podem acompanhar o desempenho de outras apps, e são úteis para fins de análise.GESTÃO DO CICLO DE VIDA DA APLICAÇÃO
As ferramentas de low-code simplificam e descomplicam as várias fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software, tais como depuração, teste e implementação. Dão aos utilizadores acesso à informação sobre as aplicações criadas e o seu desenvolvimento e dão-lhes a capacidade de reverter para versões anteriores se necessário, para uma melhor gestão do ciclo de vida da aplicação.
EXPERIMENTE O STUDIO
CREATIO
Uma plataforma de low-code para gestão de processos e CRM:
- Sinergia única de low-code e BPM
- Módulos e modelos de aplicações prontas a usar
- UI líder para modelação visual
- Assistente de aplicações para construir vários tipos de apps
- Marketplace de integrações NO-CODE e aplicações prontas a usar
- Segurança e administração
O QUE
É LOW-CODE PARA
CRM & BPM
CRM DE LOW-CODE - COMO O LOW-CODE PODE AJUDÁ-LO A AGILIZAR AS SUAS INICIATIVAS DE CRM
CRM significa gestão de relações com clientes, e refere-se à tecnologia que gere as interações de uma empresa com potenciais e atuais clientes.
Quando aplicado ao CRM, o low-code permite que os utilizadores de empresas criem aplicações que automatizam e otimizam o seu trabalho. Isto pode ser aplicado a vários departamentos como vendas, marketing e serviços. Alguns exemplos de desenvolvimento de CRM de low-code incluem ferramentas para gestão de leads, gestão de campanha de marketing e envolvimento com o cliente.
BPM de LOW-CODE — POTENCIANDO AS SUAS INICIATIVAS DE PROCESSOS COM O LOW-CODE
Um dos focos principais da maioria das plataformas de low-code é o BPM (business process management, ou em português gestão de processos de negócio). Ao utilizar o low-code, os utilizadores podem desenvolver aplicações que automatizam os processos e os gerem de forma mais eficaz no processo. O BPM de low-code é mais fácil de utilizar e desenvolver em comparação com a maioria das plataformas BPM, que são notoriamente difíceis de usar.
O QUE PODE CRIAR USANDO PLATAFORMAS DE LOW-CODE
O QUE PODE
CRIAR
USANDO
PLATAFORMAS
DE LOW-CODE
As plataformas de low-code fornecem interfaces visuais com capacidades de arrastar e largar que permitem aos utilizadores construir aplicações para diferentes tarefas de negócio, desde aplicações voltadas ao cliente até integrações com soluções de terceiros. Os utilizadores podem criar vários tipos de aplicações empresariais, tais como:
APLICAÇÕES DE ENVOLVIMENTO COM O CLIENTE:
Construir qualquer app de nível empresarial para diferentes tarefas de negócio. Estas aplicações podem ser qualquer coisa, desde apps viradas para o cliente até processos de negócio complexos para um envolvimento mais eficaz e personalizado com os clientes.APLICAÇÕES DE OTIMIZAÇÃO DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL:
Criar aplicações que automatizem processos para aumentar a eficiência das operações. Estas aplicações proporcionam vários benefícios a um negócio, incluindo custos reduzidos e risco reduzido de erro através da automação.PROCESSOS DE NEGÓCIO:
Definir fluxos de trabalho e construir processos para tarefas de qualquer complexidade para automatizar operações em vários departamentos.IU, MODELOS DE DADOS E LÓGICA DE NEGÓCIO
Definir e configurar modelos de dados, lógica de negócio e IU (interface de utilizador) para aplicações web e dispositivos móveis.Soluções à base de IA (Inteligência Artificial):
Crie aplicações que usam IA e algoritmos de machine-learning para processar dados de forma eficaz para minimizar as operações manuais e acelerar a eficiência.7 RAZÕES
DE TOPO PARA
USAR UMA PLATAFORMA
DE LOW-CODE
Um ecossistema rico de construtores visuais intuitivos, snippets de código prontos a usar, modelos de formulários e relatórios, e conectores incorporados ajudam-no a lançar novas aplicações rapidamente. Com a velocidade crescente da transformação do negócio, os desenvolvedores procuram formas de serem mais produtivos e entregarem as aplicações de que necessitam mais rapidamente.
O low-code requer uma experiência de programação menos formal, o que ajuda a colmatar a lacuna de TI que muitas empresas enfrentam sem exigir que contratem mais especialistas em TI para a sua equipa. As plataformas low-code também permitem que os cidadãos desenvolvedores desenvolvam aplicações sem qualquer envolvimento em TI, o que reduz o atraso de TI ao mesmo tempo que minimiza os seus recursos dispendiosos.
As expectativas dos clientes estão mais altas do que nunca. As plataformas de low-code dão-lhe a flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e às necessidades dos clientes através da entrega rápida de aplicações atualizadas ou atualizações sem esforço das aplicações existentes de acordo com as últimas tendências de CX.
Os sistemas de low-code incluem importantes funcionalidades de segurança, como ferramentas de administração, controlo de acesso e avaliações de ameaças. Isto permite que a segurança do sistema seja configurada e monitorizada facilmente. Além disso, as melhores práticas do setor garantem que os dados e aplicações dos utilizadores estão seguros de violações.
A procura de novas soluções personalizadas continua a crescer exponencialmente, o que pode sobrecarregar os departamentos de TI. O extenso atraso de TI que isto cria obriga os utilizadores empresariais a adaptarem aplicações de terceiros fora da sua infraestrutura de TI certificada. Isto causa inúmeros riscos de segurança e cria silos de dados devido à proliferação de aplicações. As soluções de low-code capacitam os utilizadores empresariais e os cidadãos desenvolvedores a conceberem as suas próprias apps sem recorrerem a TI, eliminando a necessidade de utilizar aplicações de risco e partilhar dados sensíveis com terceiros.
As empresas precisam de automatizar as suas operações de uma forma que seja oportuna e rentável. Para fornecer as aplicações necessárias rapidamente usando os recursos de TI existentes, as organizações precisam eliminar a lacuna de entrega de TI. Com capacidades prontas a usar, uma interface de utilizador intuitiva e capacidades poderosas para desenvolvedores profissionais, as plataformas BPM de low-code capacitam literalmente qualquer pessoa dentro de uma organização para falar a mesma linguagem de desenvolvimento e criar aplicações de qualquer complexidade numa única plataforma.
As empresas precisam de automatizar processos para acompanhar as exigências modernas e mudar o ambiente de negócio. As plataformas BPM de low-code fornecem a tecnologia central para as organizações que estão em transformação digital, ajudando-as a acelerar o seu ciclo de transformação, inovando e adaptando-se mais rapidamente.
COMENTÁRIOS E CITAÇÕES
DE ESPECIALISTAS
LowCode vsNoCode
Os termos "low-code" e "no-code" são frequentemente mencionados em conjunto porque são semelhantes. Tanto as plataformas de low-code como as plataformas de no-code utilizam interfaces visuais para permitir que os utilizadores desenvolvam as suas próprias soluções de negócio sem um conhecimento extensivo de programação.
A principal diferença entre plataformas de low-code e no-code, tal como implícito nos seus nomes, é que as plataformas de low-code ainda podem incluir alguma programação em certos casos, enquanto as plataformas de no-code não requerem absolutamente nenhuma programação.
Isto significa essencialmente que a tecnologia de no-code foi concebida especificamente para os cidadãos desenvolvedores, enquanto a tecnologia de low-code atende tanto aos cidadãos desenvolvedores como aos desenvolvedores profissionais. Como as plataformas de low-code ainda podem envolver programação, são capazes de criar aplicações maiores e mais complexas do que as plataformas de no-code normalmente podem. Para uma melhor flexibilidade e controlo sobre o ciclo de desenvolvimento, as empresas de vanguarda implementam plataformas que combinam tecnologias de low-code e de no-code.
PLATAFORMAS POPULARES DE LOW-CODE/NO-CODE NO MERCADO
PLATAFORMAS
POPULARES
DE
LOW-CODE/NO-CODE
NO MERCADO
- Ambiente de desenvolvimento visual, extensível com código personalizado.
- Design de arrastar e largar.
- As aplicações podem ser integradas em qualquer sistema e base de dados.
- Sem aprisionamento tecnológico.
- Comportamento complexo de modelos offline.
- Gestão de projetos ágeis.
- Ferramentas de modelação visual.
- Interfaces de arrastar e largar.
- Componentes reutilizáveis. >
- API de modelo de plataforma aberta e Plataforma SDK.
- Estrutura IU responsiva.
- Modelação Visual.
- Interfaces de arrastar e largar.
- Segurança da plataforma.
- As aplicações podem ser integradas com dados empresariais, sistemas e serviços web.
- Reutilização.
- Escalabilidade da plataforma.
- Modelação visual.
- Design e desenvolvimento de drag-and-drop.
- Design de processo colaborativo.
- Motor de Gestão de Processos empresariais.
- As aplicações podem ser integradas com dados empresariais, sistemas e serviços web.
- Módulos prontos a usar de marketing, vendas e serviços.
- Reutilização de módulos.
- Ferramentas no-code.
- Free: Grátis para sempre
- Basic: Começa nos $4.000
- Standard: Começa nos $10.000
- Enterprise: Cotação personalizada
- Aplicação única: Começa nos $1.875/mês.
- Pro: Começa a $5.375/mês.
- Enterprise: Começa nos $7.825/mês.
- Standart: $90 por utilizador por mês
- Studio Enterprise: $25 por utilizador por mês
- Studio Creatio, edição gratuita:Grátis para sempre
- Ambiente de desenvolvimento visual, extensível com código personalizado.
- Design de arrastar e largar.
- As aplicações podem ser integradas em qualquer sistema e base de dados.
- Sem aprisionamento tecnológico.
- Comportamento complexo de modelos offline.
- Gestão de projetos ágeis.
- Ferramentas de modelação visual.
- Interfaces de arrastar e largar.
- Componentes reutilizáveis. >
- API de modelo de plataforma aberta e Plataforma SDK.
- Estrutura IU responsiva.
- Modelação Visual.
- Interfaces de arrastar e largar.
- Segurança da plataforma.
- As aplicações podem ser integradas com dados empresariais, sistemas e serviços web.
- Reutilização.
- Escalabilidade da plataforma.
- Modelação visual.
- Design e desenvolvimento de drag-and-drop.
- Design de processo colaborativo.
- Motor de Gestão de Processos empresariais.
- As aplicações podem ser integradas com dados empresariais, sistemas e serviços web.
- Módulos prontos a usar de marketing, vendas e serviços.
- Reutilização de módulos.
- Ferramentas no-code.
- Free: Grátis para sempre
- Basic: Começa nos $4.000
- Standard: Começa nos $10.000
- Enterprise: Cotação personalizada
- Aplicação única: Começa nos $1.875/mês.
- Pro: Começa a $5.375/mês.
- Enterprise: Começa nos $7.825/mês.
- Standart: $90 por utilizador por mês
- Studio Enterprise: $25 por utilizador por mês
- Studio Creatio, edição gratuita: Grátis para sempre